• Roberto Cordova

8 Coisas que vocês não tinham se perguntado sobre a cerimônia

Vocês sonham com o casamento há muito tempo, imaginam como querem e como será. Mas conforme vai se aproximando, por mais que tenham tudo planejado, existem detalhes que nunca haviam pensado.


Cada casamento é um evento totalmente único e distinto, já que a personalidade do casal é colocada em todos os pormenores, seja nos objetos e enfeites da decoração de casamento que dará o tom à identidade visual do evento, no terno do noivo confeccionado sob medida, ou nas lembrancinhas de casamento.que entregarão aos convidados, já que conhecem seus amigos e familiares como ninguém. Por mais que já tenham a festa idealizada desde o momento do pedido, existem algumas questões que nunca tinham passado pela cabeça dos noivos. E se a sua ideia é ter uma cerimônia que siga todos os protocolos, é inevitável que mais dúvidas de questões práticas apareçam no caminho até o "sim". Não esperem chegar à entrada da igreja, no momento em que comece a tocar a música de casamento para buscarem respostas para esses questionamentos.

1. O buquê e os outros adereços, o que faço com eles no altar?


Só quem está prestes a calçar o sapato de noiva branco se depara com essa dúvida simples, mas que não foi pensada com antecedência. Seja um buquê, luvas ou um terço, você deverá entregar a uma de suas madrinhas. A noiva deverá ficar com as mãos livres no altar para receber a aliança sem nada que a atrapalhe na troca de votos com o seu noivo, e sem que nada atrapalhe o momento mais esperado por todos: o beijo depois de declarados "marido e mulher".





2. O véu cobre o rosto e a cauda do vestido é comprida, como faço?


Talvez já tenham visto em alguns filmes que algumas mulheres contam com ajudantes para arrumar o véu e a cauda do modelo de vestido de noiva. Então é normal que se pergunte quem será essa pessoa no seu caso. Assim que chegar no altar seu pai poderá descobrir seu rosto, uma das madrinhas poderá ajudar ajeitando a cauda e, quando sair da cerimônia, poderá retirar o véu para que possa andar livremente e ficar mais à vontade durante a festa.





3. De qual lado o pai da noiva deve estar ao entrar na igreja?

O pai irá acompanhar a noiva quando a música para entrada de casamento começar a tocar e deve entrar do lado esquerdo, tendo a noiva ao seu lado direito. Ao entregá-la ao noivo ele se coloca ao lado esquerdo do altar junto com a sua família. O noivo já estará aguardando do lado direito, isso para aqueles que decidiram seguir o protocolo de entrada e posicionamentos.




4. Tenho 4 daminhas de honra, o que elas irão carregar além das alianças?


Aqui não há muitas regras, vocês podem buscar por inspirações originais e que tenham o seu estilo. A maioria dos noivos escolhem uma daminha ou pajem para levar as alianças, outros para plaquinhas com frases curtas de amor anunciando a chegada da noiva. Os dois últimos também podem fazer um cortejo com pétalas de flores para preparar a entrada da noiva, e os casais mais perfeccionistas têm a possivbildiade de escolherem duas crianças para irem ajeitando a cauda do vestido de noiva sereia com cuidado.




5. Podemos escolher várias músicas para a cerimônia?


Todas as igrejas possuem regras próprias, além dos protocolos de cada religião, por isso, se optaram por uma cerimônia religiosa, o melhor é confirmar quais e quantas músicas para o casamento religioso podem ser tocadas para cada momento. Mas quanto ao protocolo, a resposta é sim: podem escolher quantas quiserem. Podem ter uma para a entrada dos padrinhos, para a sua entrada, para a troca das alianças, para o beijo, a hora dos cumprimentos, e outra para a saída. Não há restrições de quantidade.




6. E o beijo?


É a hora mais esperada, tanto para os noivos como para os convidados. É aquele momento em que a pessoa que celebra o enlace os irá declará-los "marido e mulher" e, para selar a união, o momento é marcado com um romântico beijo entre os recém-casados, mas como deve ser? Os noivos devem pensar como querem esse beijo antes, já que chegado o momento um pode pensar que é simples e delicado selinho e o outro preparar um beijo de alguns minutos. Vejam juntos como querem marcar o final da cerimônia, mas o ideal é que seja um bejo discreto.




7. Quando e onde deveremos receber os cumprimentos?


Depois da troca das alianças, os noivos cumprimentam seus pais e padrinhos, que são os primeiros a descerem do altar. Perto da porta podem aguardar seus convidados e receberem os cumprimentos dos outros convidados. Mas claro que esse momento também pode ser personalizado para a festa de vocês. Podem pedir a ajuda aos assessores do casamento e deixarem os cumprimentos para a festa, com fila ou de forma mais informal, quando o casal for passando pelas mesas dos convidados.




8. E o arroz, devemos manter esse costume?


Se gostam de seguir tradições, o arroz deve estar presente na sua cerimônia, afinal, ele é um símbolo dos desejos de prosperidade e fertilidade dos convidados para o casal, e toda boa sorte aos noivos é bem-vinda, certo? Mas para aqueles que, pelo motivo que seja, preferem deixar o arroz de fora, podem trocá-lo por bolinhas de sabão, pétalas de flores ou mesmo sparkles, que deixam o momento igualmente lindo e romântico.

Depois de enviarem os convites de casamento, à medida que forem passando por cada fase da organização, verão que as dúvidas brotam, e não se preocupem: é normal. Entre regras, protocolos e tradições, às vezes um casal se vê perdido. Com essas oito questões resolvidas, com certeza estarão mais seguros para subir ao altar, então não deixem nenhum preparativo para a última hora, que os últimos meses passarão voando e, quando menos esperarem, já será a hora de cortar o bolo de casamento!




0 visualização
Cordova Newsletter

Assine nossa newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique sempre por dentro da nossa programação e conteúdo sobre nossos eventos.

© Copyright cordova fotografia 2019 - Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Vimeo
  • Facebook
  • Twitter

Rua Cantagalo, 1395 – Tatuapé - CEP : 03319-001 - São Paulo – SP

Telefones :  (11) 99203-8823 Whatsapp